dinheiro da empresa x dinheiro pessoal

Dinheiro da Empresa x Dinheiro Pessoal

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Dinheiro da Empresa X Dinheiro Pessoal | Porque separar, como fazer?

Quer saber por que você deve separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal? Explicamos por que separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal e como fazer!

Uma das tarefas mais complicadas na gestão financeira de uma empresa é separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal. Dentre os relatos mais comuns entre os empresários e empreendedores, a confusão entre o dinheiro pessoal e o dinheiro do caixa da empresa é um dos mais presentes em qualquer processo de auditoria, gestão ou de consultoria financeira e administrativa.

Sendo um elemento de fundamental importância para uma administração eficiente, saber separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal é algo que requer controle, disciplina e gerência. É bastante comum que empresários misturem o caixa da empresa ao pessoal quando os negócios vão bem, por exemplo, enquanto acabam colocando dinheiro do bolso quando a situação está complicada.

No entanto, ambos os comportamentos são negativos e podem ter impacto direto em sua contabilidade e também nos resultados financeiros da empresa. Se você deseja saber mais sobre como separar o dinheiro da empresa e o dinheiro pessoal; está buscando por dicas para separar o caixa pessoal do caixa de seu negócio; ou mesmo deseja entender porque separar os caixas é tão importante, este artigo foi feito para você. Explicamos agora porque separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal e também como fazê-lo. Confira!

Dinheiro da Empresa X Dinheiro Pessoal – Porque separar?

Uma das dúvidas mais comuns de empreendedores e empresários é saber como lidar com o caixa da empresa e com o caixa pessoal, já que é bastante comum acabar misturando os dois. No entanto, essa pode ser uma péssima decisão, que pode afetar a gestão de sua empresa e até mesmo atrapalhar seus rendimentos e seu funcionamento.

O primeiro conceito para que uma empresa funcione de forma eficiente e economicamente viável é que ela seja autossustentável, ou seja, que os rendimentos financeiros próprios sejam suficientes para manter sua operação. No entanto, caso você misture o caixa pessoal com o da empresa, dificilmente conseguirá realizar a contabilidade de maneira eficiente e segura, o que dificulta esse diagnóstico.

Outro conceito fundamental é que o fluxo de caixa da empresa pode ser variável, ou seja, pode ter aumentos e diminuições ao longo dos meses, o que faz com que seja necessário tomar cuidado na hora de fazer retiradas ou de adicionar dinheiro do próprio bolso para pagar contas ou quitar débitos funcionais.

Listamos alguns motivos pelos quais você deve separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal. Confira:

Motivo 1 – Controle financeiro pessoal e empresarial

O primeiro motivo pelo qual você deve separar o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa é, talvez, o mais importante e o mais óbvio de todos. Caso você não realize a separação das finanças, será praticamente impossível realizar controle financeiro, tanto de sua empresa, quanto de seus ganhos e gastos pessoais.

Além de criar um grande conflito de interesses e também fazer com que seja difícil organizar as contas de sua empresa de forma eficiente, manter o dinheiro pessoal e o dinheiro da empresa em conjunto também pode criar diversos problemas de ordem contábil, inclusive dificultando a contabilidade e prestação de contas.

Para que a saúde financeira da empresa seja garantida, é fundamental que haja clareza na contabilidade, ou seja, que se saiba exatamente quais são os valores que estão entrando e quanto está saindo do caixa. Isso permite analisar se as operações de sua empresa estão oferecendo lucro ou se você está obtendo apenas prejuízo em seus empreendimentos.

Também é fundamental que o fluxo de caixa da empresa inclua apenas os custos, despesas e rendimentos que sejam diretamente ligados à ela, sem que estejam incluídas as despesas pessoais ou avulsas ao negócio.

Só é possível obter um controle de caixa e um fluxo de sua empresa realmente eficiente caso você leve em consideração esses fatores, sendo fundamental para garantir os resultados de seu negócio.

Motivo 2 – Definir seu pró-labore de forma eficiente

Outro elemento que costuma causar problemas na gestão das finanças e que é um dos motivos pelos quais você deve separar as finanças pessoais das finanças de sua empresa é poder definir o pró-labore (“salário” do empreendedor) de forma eficiente e justa.

Em geral, os empresários não têm um salário fixo definido, sendo bastante comum que o pró-labore seja flutuante, ou seja, varie de acordo com a lucratividade da empresa. No entanto, isso pode impactar de forma direta nos resultados de sua empresa, já que você pode estar retirando mais do que deveria e atrapalhando os resultados da empresa ou mesmo acabar por não receber nada caso a empresa passe por momentos difíceis.

É fundamental que não haja confusão entre as finanças e, para isso, é interessante definir um valor fixo para o pró-labore e incluí-lo nas despesas de remuneração de sua empresa. Isso permitirá não só que você estime as despesas de sua empresa com maior precisão, mas também evitará imprevistos ou situações difíceis em momentos de crise.

Motivo 3 – Controle financeiro e reserva de caixa

Também pode ser considerado um motivo determinante para realizar a separação das contas da empresa e das contas pessoais o controle financeiro e a reserva de caixa. Separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal não somente permite controlar o fluxo de caixa, mas também contar com uma reserva financeira.

Em momentos de crise financeira, como a que o país vem vivenciando nos últimos tempos, pode ser fundamental contar com uma reserva de caixa e, um negócio ou mesmo um empresário que não conte com qualquer amparo financeiro para momentos de emergência pode acabar ficando no vermelho ou mesmo tendo problemas para saldar os compromissos.

É fundamental que parte dos rendimentos da empresa sejam destinados a uma reserva de caixa, que permitirá que a empresa esteja amparada em situações imprevistas ou mesmo em momentos de necessidade de investimento não esperado.

É interessante que você acompanhe o fluxo de caixa da reserva, visando fazer com que ela não fique zerada, mantendo assim o fôlego financeiro de seu empreendimento. Também é importante que você faça esse controle para que não acabe injetando dinheiro pessoal na empresa, já que pode acabar por perder o controle financeiro do caixa.

Como separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal

Agora que você já sabe a importância de separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal e conhece os três principais motivos para adotar um controle mais rígido de suas finanças, que tal aprender algumas dicas para separar o dinheiro de forma inteligente e eficiente? Listamos x dicas para separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal. Confira:

Dica 1 – Não misture as despesas domésticas e as despesas da empresa

Uma dica bastante simples e que pode parecer óbvia, mas que muitos empresários ainda não colocam em prática: não misturar as despesas da empresa com as despesas domésticas. Além de ser uma prática contábil ineficiente e que pode gerar problemas de contabilidade, conforme já destacamos, isso também prejudica o controle financeiro pessoal.

Não misturar as despesas pessoais com as despesas da empresa é fundamental para que você consiga manter o controle do dinheiro da empresa, mas também é importante para que você mantenha o controle financeiro de suas despesas e rendimentos pessoais.

Usar os rendimentos da empresa para pagar contas pessoais ou usar dinheiro do bolso para pagar contas de sua empresa também é um indício de que a contabilidade e as finanças não estão bem, podendo indicar também que você poderá ter problemas e dificuldades financeiras no futuro.

Para manter o dinheiro da empresa e o dinheiro pessoal em ordem, não misture as despesas, garantindo controle contábil e financeiro.

Dica 2 – Mantenha contas bancárias separadas

Por mais que você seja uma pessoa organizada ou que a contabilidade se sua empresa seja feita de forma controlada, caso você utilize apenas uma conta bancária para a gestão das contas da empresa e também das contas pessoais, é muito provável que, em um momento ou outro, as contas acabarão por se misturar.

Como uma empresa costuma lidar com diversas contas a pagar e a receber, é bastante provável que o fluxo financeiro acabe por se confundir, caso você gerencie ambos por meio de uma única conta. Isso também pode ser válido caso você programe débitos automáticos da pessoa física na conta jurídica ou débitos da empresa na conta física.

Além disso, existem diversas vantagens para o empreendedor em contar com uma conta jurídica para administrar as finanças da empresa, sendo que existem diversos planos e tipos de contas que podem se encaixar nas necessidades de sua empresa.

Também vale destacar que os bancos contam com produtos e serviços específicos para empresas, como serviços de cobrança, linhas de crédito especiais e também empréstimos com juros e prazos diferenciados.

Vale a pena contar com contas separadas para a gestão financeira, já que os custos são reduzidos e as vantagens são bastante expressivas.

Dica 3 – Conte com ajuda especializada

Apesar de muitos empresários e empreendedores ainda realizarem a gestão de suas finanças de maneira autônoma, contar com o auxílio e apoio de um profissional especializado pode ser o diferencial necessário para que a empresa conquiste os resultados almejados e alcance seu pleno potencial.

Ao contar com soluções de contabilidade e de consultoria financeira, como os serviços oferecidos pela Triconecte, é possível obter amparo e respaldo de profissionais especializados e que trarão toda a expertise necessária para que as finanças de sua empresa sejam geridas de forma eficiente e segura.

Além de facilitar o processo de gestão financeira e garantir que você obtenha os melhores resultados, contar com ajuda especializada na gestão de suas finanças também fará com que seja mais simples e eficiente separar o dinheiro da empresa e o dinheiro pessoal.

Valorizando a separação do dinheiro da empresa e do dinheiro pessoal

Por ser um um conceito de fundamental importância dentro da gestão financeira de uma empresa, é importante que você saiba como gerenciar as finanças e separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal, dado o impacto desse elemento na gestão de seu negócio.

Precisa de ajuda para realizar a separação do dinheiro da empresa do dinheiro pessoal? Tem alguma dúvida ou sugestão a fazer a respeito do assunto? Quer conhecer outras ferramentas para potencializar os resultados de sua empresa? Não deixe de conferir o conteúdo que preparamos para você e de deixar seu comentário![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row color_scheme=”primary”][vc_column][vc_column_text]

Entre em contato conosco e confira como poderemos ajudar sua empresa crescer de modo sustentável !!!
[/vc_column_text][us_btn text=”Entre em contato” link=”url:http%3A%2F%2Ftriconecte2.wetuf.com.br%2Fcontato%2F|||” color=”light” align=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][us_separator type=”invisible” size=”small”][/vc_column][/vc_row]

Comentários estão fechados.