redução-de-custos

Redução de custos | O que é, como fazer, dicas de especialista

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Quer reduzir os custos da empresa e mantê-la competitiva? Explicamos o que é e como fazer redução de custos em sua empresa com dicas de especialista. Confira!

Em situações de crise econômica e financeira, como a vivenciada atualmente pelo Brasil, é bastante comum que as empresas procurem cortar gastos e reduzir custos, ou seja, fazer com que os gastos necessários para o funcionamento da empresa sejam reduzidos, fazendo com que os preços dos produtos não precisem ser reajustados ou mesmo para evitar demissões e corte de funcionários.

Mesmo em momentos de situação financeira propícia, é possível aumentar os lucros e rendimentos de uma empresa ou empreendimento por meio de políticas de redução de custos. Segundo especialistas, um dos maiores motivos para fechamento prematuro de empresas é a falta de gestão e gerenciamento correto dos custos de um negócio.

Muitos empresários e empresas acabam por perder valores e importâncias de grande peso nos negócios, simplesmente por não conseguirem ou não se atentarem ao gerenciamento e controle dos custos de operação de sua empresa. Apesar de parecer difícil de ser executada, uma política de redução de gastos e custos pode ser benéfica para sua empresa e torná-la mais lucrativa e eficiente.

Se você deseja reduzir os custos de sua empresa e torná-la mais eficiente; quer garantir que seus custos estejam de acordo com as melhores políticas; está buscando meios para reduzir seus gastos; ou mesmo está buscando dicas para fazer a redução de custos, este artigo foi feito para você. Falamos agora sobre o que é e como fazer redução de custos em sua empresa com dicas de especialista. Confira agora!

O que é redução de custos e qual sua importância?

Enquanto muitos empresários e empreendedores ainda acreditam que os bons resultados de uma empresa são analisados apenas a partir do crescimento e do faturamento, é cada vez mais importante ter em mente que esse faturamento pode ser ainda melhor caso sejam adotadas medidas de redução de custos, já que estes têm impacto direto nos lucros de uma empresa.

Mesmo as grandes empresas estão sujeitas à políticas erradas de contenção e redução de custos, o que faz com que elas acabem por ter uma lucratividade menor. Não raros são os exemplos de empresas que, com um faturamento bruto menor do que suas concorrentes, acabam tendo um lucro líquido maior, em grande parte devido às estratégias e gestão de custo.

Como fazer uma redução de custos eficiente?

Apesar dos elementos que dissemos acima, muitas vezes os gestores optam por estratégias de gestão de custos apenas em momentos de crise ou de dificuldade financeira, o que pode levar à escolhas ruins ou mesmo que acabam por dificultar o funcionamento da empresa.

Um exemplo clássico de redução de custos feita de maneira impensada é o corte de custos diretos, ou seja, aqueles que estão diretamente ligados ao funcionamento da empresa (equipamentos, funcionários, vendedores, representantes, dentre outros), já que estes elementos são analisados e monitorados com mais frequência.

No entanto, o impacto deste tipo de corte é pequeno, já que o potencial de ganho de um corte nos elementos diretos de funcionamento não só trará resultados apenas a longo prazo, como também pode acabar por dificultar o funcionamento pleno da empresa e acabar por criar maiores problemas.

Além disso, a estratégia de cortar custos diretos já é realizada pela grande maioria das empresas nos períodos normais, o que não gera grande vantagem financeira para quem os corta. Uma das estratégias mais eficientes é cortar os custos indiretos, como conta de água, luz, telefone, aluguel, dentre outros.

5 Maneiras eficientes de reduzir os custos de sua empresa

Agora que você já compreendeu os motivos pelos quais é fundamental adotar políticas de redução de custos e de gerenciamento de gastos em sua empresa, é interessante conhecer algumas maneiras eficientes para reduzir os custos de sua empresa e fazer com que seu faturamento aumente.

Para garantir que sua empresa reduza custos de maneira eficiente e sem criar impacto negativo na operação, é fundamental que você tenha em mente que as políticas de redução dos custos não devem ser realizadas apenas em momentos de crise, mas devem ser adotadas como forma de diminuir os gastos e aumentar a rentabilidade. Confira 5 maneiras eficientes de reduzir os custos de sua empresa:

Maneira 1 – Otimizar a jornada de trabalho

Uma das maneiras mais eficientes de reduzir os custos de maneira eficiente está na otimização das jornadas de trabalho, ou seja fazer com que as horas trabalhadas sejam mais produtivas. Com isso, a companhia economiza com os custos de horas extras e também com os custos da operação, enquanto o colaborador passa a contar com melhor qualidade de vida.

Existem diversas técnicas para fazer com que a jornada de trabalho seja mais eficiente e breve, mas todas envolvem a conscientização, por parte da empresa, aos colaboradores, de que é importante dedicar seu melhor potencial para o desenvolvimento das atividades laborais.

Isso significa conscientizar da importância do cumprimento de horários; do respeito às pausas para almoço, jantar ou descanso; de evitar atividades que não sejam relacionadas ao trabalho durante as jornadas e também não utilizar redes sociais durante o período profissional, caso essa não seja a atividade desempenhada pelo profissional.

Maneira 2 – Negociar tarifas e taxas bancárias

Também é importante que o gestor ou empresário compreenda o peso das tarifas e taxas bancárias na receita da empresa, já que esse é um custo que costuma ser fixo e que acaba por ser responsável por consumir uma grande parte da receita de sua empresa.

No entanto, o que poucas pessoas sabem, é que as tarifas bancárias podem ser negociadas diretamente com seu banco, sendo que muitas vezes é possível contar com taxas e tarifas mais atraentes e menos dispendiosas, o que garante que sua empresa conte com um volume maior de dinheiro em caixa.

Geralmente, será necessário que o controle de caixa esteja sendo realizado de forma eficiente e também que sua empresa esteja em dia com os pagamentos e tarifas, já que o banco pode exigir comprovantes e documentos destes elementos.

Maneira 3 – Procurar preços menores

Outra tática importante, mas que algumas grandes empresas acabam esquecendo ou deixando de lado, é fundamental que você busque sempre os melhores preços em produtos e serviços que necessitar comprar ou contratar, já que estes também terão impacto nos resultados, tendo em vista sua influência nos custos de operação.

Realize pesquisas de preço e aposte sempre nos fornecedores que oferecem os preços mais baratos (levando em consideração, obviamente, que produtos distintos podem ocasionar perda de qualidade, portanto você deve estar atento), sendo interessante também negociar os preços com vendedores e fornecedores.

Pesquisas apontam que a diferença de preço entre fornecedores de produtos ou serviços de qualidade e tipo similares podem ter diferenças de preço que ultrapassam os 200%, o que pode significar um impacto imenso em suas despesas.

Maneira 4 – Análise de fluxo de caixa

Outro método eficiente para realizar uma redução de custos em sua empresa é fazer a análise do fluxo de caixa dos últimos meses ou anos, visando detectar em quais meses ocorreram quedas nas vendas ou recebimentos, buscando identificar se existe sazonalidade nas vendas de seu negócio.

Com essa informação em mãos, será mais fácil negociar melhores planos e prazos de pagamento junto ao banco ou fornecedores, visando suportar os meses de baixa nas vendas sem que seja necessário pagar juros altos ou abrir mão de dinheiro de caixa, o que irá aumentar o rendimento da empresa e também sua margem de lucro.

Maneira 5 – Analisar os custos de demissões antes de fazê-las

Uma prática bastante comum em empresas que estão passando por momentos de dificuldade financeira ou que precisam realizar um processo de redução de custos é realizar demissões de funcionários. No entanto, essa pode não ser uma alternativa viável, por mais que parece uma boa opção reduzir a folha de pagamento.

É necessário levar em conta quais serão os gastos e despesas com a rescisão dos contratos e também as indenizações pagas por desligamento sem justa causa, sendo importante também calcular quais serão os gastos e o tempo necessário para que um novo funcionário consiga realizar a mesma tarefa com o desempenho e qualidade do funcionário que será desligado.

3 dicas para reduzir custos e potencializar resultados

Quando estamos tratando da redução de custos dentro de uma empresa ou negócio, é fundamental também estar atento aos fatores que permitirão fazer com que sua empresa esteja sempre com saldo positivo, evitando que você tenha que lidar com despesas como cartão de crédito, cheque especial ou limite bancário.

Além disso, um melhor controle financeiro, com redução de gastos, também fará com que você tenha melhores resultados e rendimento financeiro, garantindo também que os resultados obtidos pela sua empresa, no fim do mês, sejam melhores do que nos meses anteriores. Listamos 3 dicas de especialista para redução de custos para sua empresa crescer. Confira:

Dica 1 – Conheça totalmente seus custos

Especialmente em momentos de crise, é comum que as empresas realizem cortes e reduções de custo, sem que exista uma análise prévia dos custos que estão sendo cortados. Isso pode resultar, no entanto, em questões que acabem por restringir elementos essenciais para a produtividade da empresa, para o bem-estar dos funcionários ou mesmo para a satisfação de seus clientes.

É fundamental conhecer os custos envolvidos em cada etapa e operação da empresa, já que isso permitirá que sejam realizados cortes e reduções, quando necessários, mas de forma a não prejudicar o funcionamento da empresa, pois esse tipo de redução de custos tende a ser mais danosa do que benéfica.

Dica 2 – Reduza as despesas de consumo

Outra dica muito eficiente e que tem grande impacto nos resultados financeiros da empresa é buscar reduzir as despesas de consumo, como energia elétrica, água e telefonia. Apesar destes elementos serem importantes, o que impede que seja cortados completamente, é possível reduzir bastante as despesas e os custos por meio de pequenas mudanças e ajustes nas atitudes e hábitos relacionados a eles. Confira:

  • Energia elétrica: Para todos os elementos de consumo, como a energia elétrica, o primeiro passo é a reeducação dos colaboradores e também as campanhas de conscientização de uso eficiente. Também pode ser interessante buscar planejar as atividades empresariais fora dos horários de pico e até mesmo utilizar sistemas de trabalho home-office.
    • Você também pode reduzir as despesas com energia elétrica ao utilizar sensores de presença para iluminação e usar lâmpadas de menor consumo ou mais eficientes. Manter a manutenção e configuração de equipamentos em dia e aproveitar a luz solar também são dicas interessantes.
  • Água: Outra despesa de consumo que pode ser reduzida, a despesa com água pode ser uma importante questão na redução de custos. Busque realizar ações para reparo de vazamento; troque equipamentos por modelos mais econômicos; busque realizar palestras, campanhas e processos de conscientização; e também reaproveite a água sempre que possível.
  • Telefonia: Um dos maiores vilões do orçamento empresarial, os gastos com telefonia também podem ser reduzidos, sendo que as ferramentas modernas tornam esse processo mais simples e fácil. Aposte em sistemas que utilizam a internet para ligações, por meio de VoIP, Skype ou mesmo Whatsapp. Além disso, também é possível negociar planos corporativos mais vantajosos com as operadoras, caso seu consumo seja alto.

Dica 3 – Automatize processos de sua empresa

O uso e a implementação de ferramentas de gestão e automatização também são aliados da redução de custo, já que permitem fazer certas atividades de forma mais simples ou mesmo automatizada. Isso faz com que você tenha menos gastos com pessoal e também com tempo de serviço.

É possível economizar ainda mais ao utilizar softwares livres e gratuitos, quando possível, para suprir as demandas que não estão diretamente ligadas às atividades-fim ou mesmo para tornar sua empresa mais eficiente e competitiva. No entanto, certos programas e soluções podem apresentar custos de instalação, mas mesmo assim permitir que você obtenha economia e redução de seus custos.

Como realizar a redução de custos em minha empresa?

Se você deseja realizar a redução de custos de sua empresa, de maneira eficiente e sem prejudicar os resultados e processos de seu negócio, é fundamental que você tenha em mente quais são os elementos que podem ser alterados e quais questões podem receber mudanças, garantindo que você obtenha resultados de qualidade e não acabe tendo problemas de funcionamento em seu negócio.

Contar com serviços profissionais especializados é a melhor maneira de realizar a redução de custos de forma mais inteligente, sendo que os serviços oferecidos pela Triconecte,  que também permitem que você possa focar sua atenção e seus esforços em outras áreas dentro de sua empresa, são uma ótima maneira de reduzir custos, aumentar a eficiência e também garantir melhores resultados.

Deseja aplicar os métodos e dicas de redução de custos em sua empresa? Tem alguma dúvida ou sugestão a fazer a respeito do assunto? Quer conhecer outras ferramentas para potencializar os resultados de sua empresa? Não deixe de conferir o conteúdo que preparamos para você e de deixar seu comentário![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row color_scheme=”primary”][vc_column][vc_column_text]

Entre em contato conosco e confira como poderemos ajudar sua empresa crescer de modo sustentável !!!
[/vc_column_text][us_btn text=”Entre em contato” link=”url:http%3A%2F%2Ftriconecte2.wetuf.com.br%2Fcontato%2F|||” color=”light” align=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][us_separator type=”invisible” size=”small”][/vc_column][/vc_row]

Comentários estão fechados.